O território do sertão de Minas Gerais abriga comunidades tradicionais quilombolas que têm seus modos de vida, produção e reprodução social relacionados predominantemente com a terra e o meio rural. Algumas dessas comunidades não possuem acesso aos bens coletivos, como escolas, estradas, sistemas simplificados de abastecimento de água, esgotamento sanitário e de assistência à saúde, que impõe condições de vida com baixíssimo índice de qualidade e de desenvolvimento humano.
Dentre essas comunidades, está o Quilombo do Morro do Fogo, situado no município de Serra das Araras – MG. As mulheres agricultoras familiares quilombolas da região são responsáveis pela organização e realização da Feira semanal, que ocorre há 15 anos e é fundamental para a complementação da renda de suas famílias.
Sem possuir nenhum veículo próprio, para participarem da Feira, elas dependem de carona de voluntários que se prontificam a realizar o trajeto de ida e volta em carros pessoais, limitando assim o espaço para que mais mulheres participem.
O valor da vaquinha é para comprar uma kombi usada para que as agricultoras possam, além de ter independência para se locomover, ofertar essa oportunidade de complementação de renda para muitas outras famílias do Quilombo do Morro do Fogo.
Vamos juntos transformar essa história e a vida dessas mulheres?
Acompanhe o projeto O Caminho do Sertão em @ocaminhodosertao