O livro “Travessias literárias em perspectiva interacionista: teoria e prática” é resultado da pesquisa-ação em torno da recepção da obra de João Guimarães Rosa no Vale do Urucuia. O texto apresenta reflexões acerca da presença do autor na região do Vale e propõe uma metodologia de ensino da leitura centrada no letramento literário, fundamentada tanto nas teorias da literatura quanto nas teorias do Letramento, a partir da prática das “cirandas dialógicas”, termo que ela cunhou a partir das estratégias de leitura desenvolvidas em 3 escolas da região, para comprovar que, na Educação Básica, é possível ler a obra de João Guimarães Rosa e se encantar pelo autor. É um livro que se destina a professores da Educação Básica, de leitura, de literatura e pesquisadores na área de Letramento. Foi publicado em 2016, em parceria com a Agência de Desenvolvimento e Sustentabilidade do Vale do Rio Urucuia e a Secretaria de Cultura de Minas Gerais, está com a 1ª edição esgotada, mas parte do seu conteúdo pode ser encontrada no repositório da Universidade de Brasília, na tese “Nesta água que não para: leitura de João Guimarães Rosa no Vale do Urucuia”. Editora: Vale Urucuia Ano: 2016